DETRAN MT 2020 – IPVA, Licenciamento, DPVAT, Multas, Consulta

Popularmente conhecido como Detran MT 2020, o Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso é uma autarquia da administração pública estadual, responsável por diversas atribuições, como a fiscalização das transações de veículos, emissões e renovações de carteiras de habilitação ou até mesmo do controle de multas de trânsito.

No Mato Grosso o Detran possui sede e foro no Centro Político de Cuiabá e jurisdição em todo o Estado do Mato Grosso. No Brasil, cada Detran tem o seu regimento, mas todos cumprem funções similares, que impactam diretamente na vida dos condutores habilitados ou de quem está pensando em tirar a primeira CNH.

Quer ficar por dentro de todas as informações sobre o Detran Mato Grosso 2020? Então siga conosco! Aqui neste artigo você confere todas as informações referentes ao Detran MT. Siga com a gente para conferir!

Detran MT 2020

A história do Detran MT se inicia com o “advento da Lei Estadual Nº 3.844 de 13 de abril de 1977, foi transformado o Departamento Estadual de Trânsito em Autarquia Estadual, vinculada à Secretaria de Justiça e Segurança Pública, com a finalidade de planejar, direcionar, controlar, fiscalizar, disciplinar e executar os serviços relativos ao trânsito em todo o território do Estado de Mato Grosso, inclusive promover campanhas educativas para o trânsito, e integrando-se ao Sistema Nacional de Trânsito.”

Detran MT 2020

O estado de Mato Grosso além de contar com a sede do Detran MT, localizado na Av. Paiaguás, conta também para atendimento a seus cidadãos em todo o Estado com 64 CIRETRAN’S – Circunscrições Regionais de Trânsito, cada uma no respectivo município, cumprindo com total eficiência e segurança todos os serviços relacionados ao trânsito.

Abaixo se encontram o endereço, contato e horário de atendimento do Detran MT:

  • Endereço: Av. Dr. Helio Ribeiro, 1000, Centro Político Administrativo – Cuiabá – MT
  • Telefone: (65) 3615-4800
  • Horário de Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 08h às 16h

Segundo o site, a missão do Detran MT é promover trânsito seguro ao cidadão para a preservação da vida. Com seus valores são pautados em:


Respeito: Reconhecer no outro um ser humano dotado de talentos e de direitos, tratando-o com consideração.


Valorização humana: Reconhecer as pessoas como valor da organização, tendo-as como referência primordial em cada decisão.


Ética: Agir com legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência, honestidade, integridade e honradez, respeitando as regras e valores morais.


Comprometimento: Promover o envolvimento de todos nas ações da organização, com persistência, para o alcance dos objetivos e metas estabelecidos.


Sustentabilidade: Incentivar e adotar boas práticas que assegurem um modelo sustentável de gestão.


Acessibilidade: Perceber o outro sem preconceitos e discriminações, eliminando as barreiras físicas, tecnológicas, de transportes e de comunicação, visando garantir a acessibilidade no âmbito da Autarquia.


Integração: Promover políticas e ações para fomentar a integração interpessoal e intersetorial.


Site Detran MT (www.detran.mt.gov.br)

O site do Detran MT é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso que tem por objetivo a transparência e o acesso às informações governamentais de forma prática e rápida.

Detran MT 2020

Por meio de interações entre as diversas Secretarias e Órgãos de Estado, foi possível juntar em um único portal as funcionalidades que permitem o acesso a uma série de serviços a partir de smartphones e tablets, com o objetivo de facilitar a vida do cidadão.

Serviços:

  • Cadastro e emissão de Carteira Nacional de Habilitação;
  • Exames teóricos e práticos para habilitação;
  • Registro e licenciamento de veículos;
  • Boleto de IPVA, seguro, multas e taxas;
  • Comunicado de venda de veículos;
  • Atualização de endereços.

Para os usuário que possuem problemas ou dúvidas ao acessar o site, separamos dois breves tutoriais abaixo. Confira:

Google

Detran MT 2020

Acesso o site www.google.com.br e clique no enter ou em Ir. Assim que a página carregar, na barra de pesquisa digite Detran MT e clique em enter ou, com o mouse, clique nas palavras “Pesquisar Google”.

Logo após irá aparecer uma lista com alguns links, clique no primeiro resultado da busca. Pronto! Ao clicar no link você poderá navegar pelo site do Detran MT.

Navegador

Detran MT 2020

No seu navegador digite https://www.detran.mt.gov.br/. Clique em Enter para ir até o site do Detran MT e conferir todas as informações e serviços oferecidos no site.

Detran IPVA 2020 MT

Você já conhece o IPVA? Então, esse é um tributo sobre a propriedade de veículos automotores que precisa ser pago anualmente. O não pagamento desse imposto pode implicar em uma série de transtornos como por exemplo multas e apreensão do veículo.

Uma dúvida que muitos acabam tendo é sobre o destino do dinheiro arrecadado com o IPVA MT, por isso vamos esclarecer melhor essa dúvida! O valor arrecadado por meio do IPVA é utilizado para manter o governo, as rodovias, as escolas públicas e os hospitais.

Apesar de ser um imposto obrigatório vale lembrar que alguns veículos estão isentos do IPVA 2020 MT, são eles:

  • Veículos terrestres fabricados há mais de 20 anos;
  • Ônibus de transporte urbano;
  • Veículos adaptados para deficientes físicos;
  • Veículos de sindicatos de trabalhadores, consulados, entidades
    assistenciais e igrejas;
  • Máquinas agrícolas;
  • Taxistas autônomos que não pertencem a frotas;
  • Aeronaves e embarcações fabricadas há mais de 30 anos.

Para consultar o valor do IPVA 2020 MT, siga o passo a passo abaixo:

Detran MT 2020
  • Acesse o site https://www.sefaz.mt.gov.br/ipva/emissaoguia/emitir;
  • Informe o “Chassi” ou “Renavam”;
  • Informe o “Ano de Referência”;
  • Insira o “Código da Imagem”;
  • Clique em “Consultar”.

Detran Licenciamento 2020 MT

Através do portal do Detran MT é possível para o cidadão obter um diagnóstico completo sobre a situação de seu veículo. Basta inserir o número da Placa e do Renavam do automóvel a ser consultado que dentro de poucos minutos será possível saber todos os débitos, pendências e impostos a serem pagos.

Contudo, muitos contribuintes ainda não sabem como consultar o valor do licenciamento 2020 MT. Para ajudá-los, fizemos um passo a passo muito simples. Tudo que será necessário e ter uma boa conexão com a internet e um computador.

Veja as dicas a seguir:

Detran MT 2020

Passo 1: Acesse o site do Detran MT por meio desse endereço: www.detran.mt.gov.br. Logo após, clique no link para ir diretamente para a página do Licenciamento no site do órgão estadual.


Passo 2: Assim que carregar a página, você poderá obter mais informações sobre o imposto, como a sua utilidade e o calendário de vencimento. Logo acima, no canto direito da tela, há um formulário para consultar o seu veículo. Insira o número da Placa e do Renavam nos campos indicados e depois clique em Consultar.


Passo 3: Dentro de poucos segundos o sistema mostrará os valores a serem pagos para o motorista obter o licenciamento do veículo. Nessa mesma página será possível imprimir a guia para realizar pagamento das taxas pendentes.


Detran DPVAT 2020 MT

O proprietário de veículo terrestre que deseja planejar o seu orçamento para realizar, sem sustos, o pagamento do seguro pode utilizar o site do Detran MT para saber o valor que precisará pagar de DPVAT.

A consulta DPVAT 2020 MT, além de informar o valor atual, apresenta débitos anteriores caso o contribuinte não tenha pago o seguro em dia nos outros anos.

Para realizar a consulta DPVAT MT basta acompanhar os passos a seguir:

Detran MT 2020

Passo 01: Acesse o site do Detran MT: www.detran.mt.gov.br;


Passo 02: No lado direito da tela, na sessão “Consulte seu veículo”;


Passo 03: Informe o número do Renavam e a placa do veículo;


Passo 04: Clique em “Consultar”.


Consultar Multas Detran MT

O motorista que tiver dúvidas sobre a pontuação em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), tem agora uma nova ferramenta disponível no site do Departamento Estadual de Trânsito em Mato Grosso (Detran-MT).

A nova ferramenta vai ajudar aqueles que estiverem com alguma restrição em sua carteira de motorista e pretende verificar se foi pontuado, bem como sua situação.

Aprenda abaixo a consultar multas diretamente no site do Detran Mato Grosso:

Detran MT 2020
  • Acesse http://www.mt.gov.br/detran-extrato-de-multas
  • Digite o Renavam MT e a placa do veículo;
  • Clique em Consultar.

Resultado de Exames

Os prazos e procedimentos para realização dos exames médicos exigidos pelo Detran MT precisam ser consultados diretamente com os laboratórios credenciados pelo DENATRAN, não cabendo ao Departamento de Trânsito do Estado do Mato Grosso interferir em qualquer etapa de sua realização.

Além dos exames médicos, no site do Detran MT é possível consultar, por exemplo, como anda o processo para sua primeira habilitação.

Veja como consultar nas linhas abaixo:

Detran MT 2020
  • Acesse o site http://www.mt.gov.br/-/193445-consulta-condutor-online-
  • Digite seu CPF e o Registro
  • Clique em Consultar Condutor

Gostou de ficar sabendo sobre o Detran Mato Grosso? Caso tenha restado dúvidas quanto ao Detran MT 2020, deixe o seu comentário para que possamos tirar todas as suas dúvidas o mais rápido possível.

Deixe um comentário